Consultoria de Gestão Financeira e Administrativa
Voltar
Procura por uma consultoria empresarial que atue no ramo de consultoria de gestão financeira e administrativa? A Costa Guerra e Rocha realiza este serviço com qualidade e possui mais de 10 anos de experiência no mercado.
Refém?
Sim. O setor financeiro, em muitas empresas e em várias circunstâncias é refém de todas as demais áreas da estrutura organizacional.Por quê?
Porque sem um planejamento financeiro e orçamento operacional não há como administrar as finanãs da empresa.
“Gastos: Consumo genérico de bens e serviços. Os gastos ocorrem a todo momento e em qualquer setor de uma empresa.”
Fonte: Gestão estratégica de custos Prof. José Hernandez Perez Jr, Editora Atlas 6ª Edição.
A Consultoria, com base em experiência na reestruturação e resgate da situação do setor financeiro, em muitos trabalhos realizados, faz neste texto uma abordagem bastante pragmática voltada para objetivos práticos em relação ao que ocorre nos setores financeiro e administrativo de várias empresas.
SETOR FINANCEIRO: RESUMO DE UMA MATÉRIA QUE É MUITO AMPLA
Há um descaso com o setor, ás vezes é relegado a uma importância secundária.
Um paradoxo: Mesmo com um controle eicaz do fluxo de caixa, o setor financeiro as vezes não pe capaz de vitar o endividamento da empresa.
Para a situação citada no parágrafo acima, aplica-se o conceito de causa e efeito. O que acontece no âmbito do setor financeiro é efeito e não causa. O setor financeiro ao pagar um compromisso ou ao receber um compromisso, representa efeito. As causas foram praticadas pelos outros setores operacionais da estrutura organizacional.
Mais um paradoxo: o problema financeiro da empresa não é resolvido dentro do setor financeiro, mas dentro dos demais setores da empresa, ele não é gerador de compromissos e, sim, os demais setores. O que não é permitido ao setor financeiro é não ter controles eficazes em condições de fazer provisões e informar aos outros setores e, não, simplesmente registrar o fato contábil ocorrido.
Muitos dos gastos ocorridos na empresa, o setor financeiro só tem conhecimento do fato contábil, acontecimentos que provocam alterações no patrimônio da empresa após a sua ocorrência.
Os gastos sem planejamento e orçamento podem causar um desequilíbrio entre as entradas de recursos e a saída de recursos, o que pode acarretar uma situação de insolvência, ou seja, a incapacidade de pagar as dívidas em seus vencimentos.
Todos os setores da estrutura organizacional são importantes para o cumprimento da missão da empresa. Entretanto, o setor financeiro tem um conjunto de atividades bastante sutil e é sempre questionada dentro da empresa porque, às vezes, tenta evitar desperdícios de gastos: ele administra o fluxo financeiro de onde advém os recursos para o cumprimento dos compromissos da empresa com terceiros pagamentos e acompanhamento do cumprimento dos compromissos de terceiros para com a empresa – os recebimentos.
Gastar sem conhecer e respeitar o planejamento financeiro e o orçamento operacional é uma das desobediências operacionais das mais graves e uma falta de comprometimento e envolvimento com os resultados operacionais da empresa que é: O lucro.
É muito importante que o gestor geral tenha a compreensão de que as atividades de gestão financeira não se confunda com as atividades de gestão administrativa.
Elas se interagem e se complementam, mas não podem ser confundidas como sendo as mesmas atividades.
A gestçao financeira na elaboração de todos os seus controles tem como base principal os dados e informações gerados pela contabilidade geral e pelos dados e informações extra contábil. Sem estes dois fundamentos não há consistência de um planejamento financeiro e nem um orçamento operacional.
Veja em nosso site o tema CONSULTORIA DE GESTÃO DE ANÁLISES CONTÁBEIS.
SETOR ADMINISTRATIVO: RESUMO DE UMA MATÉRIA QUE É MUITO AMPLA
ATIVIDADES OPERACIONAIS
Reiterando o assunto que já foi citado neste texto: é muito importante que o gestor geral tenha a compreensão de que as atividades da gestão administrativa não se confundem com as atividades da gestão financeira. Elas se interagem e se complementam, mas não são iguais.
O setor administrativo tem um conjunto amplo de atividades contábeis e extra contábeis compreendido por: emissões de NFe”s e boletos de vendas, expedições provenientes de vendas, controle de contas a receber, recebimentos físicos provenientes de compras, conferências de NFe’s de compras, controle de estoques, contas a pagar, admissões, demissões e folha de pagamento, acompanhamento de processos trabalhistas junto ao jurídico terceirizado ou não, verificação e guarda de contratos e etc. Os detalhes destas atividades operacionais não são citadas neste texto. Há bons livros e textos na internet sobre o assunto.
ATIVIDADES ESTRATÉGICAS
O setor administrativo é o "filtro" de todas as operações contábeis e extra contábeis que possam interferir de maneira positiva e/ou negativa no patrimônio da empresa, levando-a a obter lucro ou prejuízo.
A responsabilidade sobre a confiabilidade dos dados e informações que chegam ao setor financeiro é de responsabilidade exclusiva do setor administrativo.
Para que as normas e procedimentos contábeis e extra contábeis, sejam devidamente trabalhados é necessário valer-se de dois fatores que são:
- processo é o fluxo de procedimentos manualizados;
- sistema é a informatização, programas e sua infraestrutura.
Vide sobre o assunto em nossa página do site com o título de Consultoria de Gestão de Informações a Diretoria.
Três atividades estratégicas são as mais importantes executadas pelo Setor Administrativo:
- Verificação conferência e validação documental que irão dar origem a contabilização geral, fiscal e tributária, independentemente, se a classificação e lançamentos são pela própria empresa ou por empresa contratada.
- Análises do Balancete Mensal e da DRE(Demonstração do Resultado do Exercício), fontes para o início de todas as apurações contábeis.
- Fontes extra contábeis que irão complementar as fontes contábeis.
CONSULTORIA DE GESTÃO FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA: PASSO A PASSO
- Conhecer e estudar a estrutura organizacional da empresa (organograma);
- Conhecer e estudar o Plano de Contas;
- Fazer um levantamento dos processos os fluxos dos procedimentos e dos sistemas informatização: programas e infraestrutura de todas as áreas operacionais da empresa;
- Analisar, retroativamente, os Balancetes e as DRE(Demonstrações do Resultado do Exercício);
- Analisar todos os controles, estatísticas e gráficos de natureza extra contábil;
- Realizar um diagnóstico econômico, financeiro e de lucratividade;
- Apurar o ponto de equilíbrio: contábil, econômico e financeiro;
- Realizar as análises verticais e horizontais das receitas e despesas;
- Analisar critérios de apurações e apropriações de custos;
- Analisar o fluxo de caixa;
- Analisar o orçamento operacional;
- Analisar o planejamento financeiro;
- Avaliar se há necessidade de capital de giro;
- Analisar giro dos estoques;
- Avaliar de há excesso de imobilizações;
- Analisar se há e quais são os tipos de investimentos e aplicações;
- Auditar as principais contas do ativo e passivo;
- Apurar uma curva ABC das contas de resultado: receitas e despesas;
- Apurar as margens: lucro bruto, lucro líquido, etc;
- Apurar os principais indicadores, como por exemplo: indicadores de liquidez corrente, liquidez seca, endividamento, rentabilidade;
- NOTAS: o passo a passo, à medida que vai sendo realizado é apresentado e discutido com o gestor geral e os gestores de cada área operacional;
- Elaboração, se necessário, de um plano financeiro e administrativo de reajustes ou de reestruturação ou de estruturação.
O plano financeiro eadministrativo, independentemente de qual das situações citadas acima, é elaborado com a participação do gestor geral e dos gestores de cada área operacional.
- Apresentação e discussão do que foi elaborado;
- Implementações paralelas aos processos e sistemas anteriores;
- Acompanhamento e ajustes do que foi implementado.