Consultoria de Gestão de Informações à Diretoria
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PRAGMATÍSMO, NA TOMADA DE DECISÕES, É GARANTIA DE UMA GESTÃO EFICAZ.
PRAGMATISMO
- Que sacrifica princípios ideológicos para a consecução de objetivos e metas.
- Voltado para objetivos práticos; realista.
- Tratamento prático, não dogmático das coisas.
GESTÃO EFICAZ SE FAZ COM DADOS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
Os dados são obtidos com a geração de informativos operacionais ; as informações são geradas com os informativos de gerstão e as análises e as conciliações decorrentes dos confrontos técnicos entre dados e informações gera o conhecimento sobre a empresa como um todo ou em relação a um determinado cenário – interno e externo – que a empresa está inserida.
Sem conhecer a real situação atual e sem simular cáculos e traçar cenários da situação futura da empresa em relação aos aspectos financeiros, econômicos e lucrativos, econômicos e lucratividade , o gestor pode está comprometendo negativamente o patrimônio da empresa pela continuidade dos erros na execução dos fatos contábeis e nas tomadas de decisões.
Neste texto não será comentado conceitos sobre o que é administrar uma empresa nem qual é o perfil ideal de um administrador. Existem bons livros e excelentes textos na internet sobre o assunto. Outro aspecto que não será comentado é sobre o Planejamento Estratégico, embora seja um assunto de grande relevância para uma gestão eficaz.
A consulta também realiza este trabalho de planejamento estratégico.
PALAVRA “GESTOR”
A citação da palavra “GESTOR” neste texto refere-se a quem se dedica gerir ou administrar um patrimônio, seja a pessoa o próprio proprietário, um diretor sócio, um ou mais funcionário que na estrutura hierárquica ocupe carago-função de administrar/gerir uma área operacional ou a empresa como um todo.
CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
ORGANIZACIONAL:
- Conjunto de normas e funções que têm por objetivo proporcionar a administração de uma empresa.
- É uma ordenação das partes de um todo.
Ao realizar o trabalho de consultoria de gestão de informações a diretoria, a Consultoria executa o trabalho de uma revisão organizacional total da empresa, conforme conceito citado acima.
A Consultoria ao realizar o trabalho de revisão organizacional total da empresa, fundamenta seu trabalho em dois fatores básicos, importantes:
1 - PROCESSO = FLUXO DE PROCEDIMENTOS MANUALIZADOS
A qualidade técnica do processo – fluxo de procedimentos manualizados – proporciona agilidade, estabilidade, segurança e confiabilidade aos atos e fatos administrativos e, consequentemente, resultados operacionais que aumentam o patrimônio da empresa, ou seja, garantia de lucro operacional.
O processo é constituído de um conjunto de atividades afins ao objeto societário, ao CNAE ao qual a empresa está classificada e aos seus objetivo(s) e meta(s) quantitativas e qualitativas. A necessidade de se ter um processo independe do porte da empresa: pequena, média ou grande.
O processo pode, também, ser compreendido como atividades previamente definidas cujo objetivo é normatizar e padronizar os trabalhos a serem realizados, facilitando que todas as atividades das várias áreas operacionais, trabalhem em total intereção, harmonia e sintonia, com os objetivos e metas estabelecidas, proporcionando um total alinhamento da estrutura organizacional.
O PROCESSO elimina do ambiente da empresa atitudes negativas como: subjetividades, pessoalismo, resistências as mudanças, negativismo, desobediência operacional, baixa produtividade, dificuldades de relacionamentos, etc.
2 - SISTEMA = INFORMATIZAÇÃO: PROGRAMAS E SUA INFRAESTRUTURA
A qualidade técnica do sistema – informatização: programas e infraestrutura – tem a finalidade de através das rotinas de “INPUT” = entradas em português, de coletar, processar, armazenar dados e, transmitir e disseminar o que foi coletado, transformando em informações precisas, transparentes,confiáveis e rápidas para que o gestor possa agir com garantia de que o resultado operacional será, indubitavelmente, o lucro para a empresa.
Quando o processo – fluxo de procedimentos manualizados – fundamentados em apurações contábeis e extra contábil e, o sistema – informatização = programas e infraestrutura – são implementados, permitem aumentar o poder de decisão do gestor, por estar sempre respaldado por conhecimentos dos atos e fatos contábeis.
Assim, a qualidade das entradas = “inputs” dos dados são responsáveis pela qualidade das saídas = “output” das informações, que por sua vez, vão propiciar à ampliação de um determinado conhecimento ou a sua reciclagem, como também, à assimilação de um novo conhecimento e, ampliação continua do grau de competência decisória do gestor.
Há uma correlação muito grande entre conhecimento e cultura da empresa que por sua vez influência o clima organizacional que é responsável para se obter, espontaneamente, um alto grau de comprometimento e envolvimento dos funcionários em relação ao(s) objetivo(s) e meta(s) quantitativas e qualitativas da empresa.
O conhecimento é em parte, responsável pela cultura e pelo clima organizacional.
CULTURA DA EMPRESA
Hoje, mais do que no passado, a cultura é fator diferencial da empresa em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos. A cultura compreende muitas coisas que, às vezes, são percebidas e rejeitadas pelo mercado = clientes e, não são percebidas pela alta direção da empresa. Exemplo de tipos de cultura: a cultura da culpa, a cultura que não respeita a empresa, a cultura da liderança enriquecida, a cultura em que o mais velho assume a direção, a cultura da centralização de comando, a cultura do imediatismo e da falta de diálogo, etc.
CLIMA DA EMPRESA
Sem clima organizacional fica difícil ter funcionários comprometidos e envolvidos com o(s) objetivo(s) e meta(s) quantitativas e qualitativas da empresa. O ambiente de trabalho corresponde ao clima organizacional. O clima organizacional muda ás atitudes do funcionário.
CONSULTURIA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES A DIRETORIA
A reestruturação organizacional "mexe" na empresa como um todo: Desde o topo da pirâmide da estrutura organizacional, passando pelo meio e terminando na base da pirâmide da estrura organizacional , passando pelo meio e terminando na base da pirâmide. É um dos trabalhos mais difíceis e complexos entre todos os trabalhos que a consultoria executa. Mas, também, um dos mais ricos do ponto de vista técnico e humano.
CONSULTORIA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES A DIRETORIA - PASSO A PASSO
- Reunião inicial com a diretoria da empresa: definições sobre o trabalho de reestruturação e expectativas quanto ao resultado;
- Entrevista-pesquisa com todos os funcionários em cargos-funções de comando;
- Levantamento de dados/informações da empresa como um todo: estrutura organizacional, processos = fluxos de procedimentos e, sistemas = informatização: programas e sua infraestrutura;
- Mapeamento dos últimos resultados operacionais de todas as áreas da estrutura organizacional;
- Levantamento e análises de todos os dados e informações geradas pela contabilidade e extra contábeis;
- Reunião com a diretoria para detalhamento da situação atual diagnosticada e, apresentação dos aspectos macros do projeto de reestruturação organizacional para aprovação;
- Apresentação, com a participação da diretoria, do projeto de reestruturação organizacional, para os funcionários com cargo-função de comando na estrutura organizacional de todas as áreas operacionais;
- Formação, com o aval da diretoria, dos Grupos Âncoras das Mudanças e seus respectivos líderes;
- Distribuição de atividades de mudanças e dos respectivos cronogramas aos Grupos Âncoras de Mudanças;
- Início de implementações das resstruturação organizacionais, sem prejuízos as operações atuais;
- Conciliações periódicas entre – as atividades atuais com as novas atividades – até que ocorram os ajustes necessários de processo e sistema provenientes da reestruturação organizacional;
- Elaboração do cronograma do dia “D”, em que os processos e sistemas anteriores a reestruturação organizacional, serão desativados;
- Acompanhamento pela consultoria por três meses dos novos processos e sistemas para conclusões dos ajustes finais;
- Entrega oficial do projeto de reestruturação organizacional.