Consultoria de Gestão de Logística Empresarial
Voltar
Consultoria de Gestão de Logística Empresarial
Falar em logística e, imediatamente, associá-la somente a transporte é um paradigma. Portanto, como já foi citado em vários artigos sobre o assunto “logística não é só transporte”. Os princípios de logística como ferramenta auxiliar de gestão, podem ser utilizados em qualquer área operacional da empresa.
A logística empresarial tem como objetivo mapear dados e, após estudar, planejar, testar, implementar e controlar todos os fluxos de procedimentos e de sistemas visando transformar dados em um fluxo de informações eficientes, eficazes, pragmáticas, rápidas e de alta confiabilidade.
Este fluxo de informações é que proporciona aos gestores elementos técnicos para a tomada de decisões.
A logística está intimamente ligada a dois fatores básicos na estrutura da empresa:
Fator técnico = procedimentos
Fator humano = comportamentos
Logística empresarial é um termo recorrente sempre que se referir a um gerenciamento eficiente e eficaz das atividades executadas em qualquer área operacional da empresa.
Com o avanço e a abrangência da teoria e prática da logística, várias modalidades foram criadas. Mesmo assim, alguns profissionais da área continuam restringindo a logística somente às atividades de transporte.
E, isto não é modismo. É o uso ampliando da ferramenta de logística, adequando seus princípios para vários fins, como:
Logística De Marketing e Vendas
Existem várias conexões entre marketing, vendas e logística. Com o avanço da tecnologia e o conceito de produto universal, cada vez menos, à abordagem de vendas está focada na característica do produto. Cada vez mais os produtos de diferentes marcas são bastante similares. O grande diferencial é o valor agregado ao mesmo. Aí, entra o serviço ao cliente como um potencial de diferenciação entre empresas. As atuais demandas dos clientes e do mercado pode ser suprida com as ações integradas de logística, marketing e vendas.
Logística e a Conexão com a Administração Financeira
Existem muitos estudos e casos práticos onde uma prática eficiente e eficaz das operações de logísticas pode contribuir para o aumento da lucratividade, bem como, além de redução de custos operacionais pode melhorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.
Logística Reversa: Vantagens e Desvantagens para a Empresa
Existem dois tipos de logística reversa: pós-venda e pós-consumo. Logística reversa é efeito e não causa. São muito importantes para a empresa detectar quais são as prováveis causas que provocam uma operação de logística reversa. Estudando as causas pode-se chegar a conclusões muito importantes para o sucesso ou não das operações da empresa. Como:
1) as causas trazem vantagens para a empresa?
2) as causas trazem desvantagens para e empresa?
Só um bom diagnóstico pode esclarecer as questões mencionadas acima.
Logística Integrada a Produção
Também chamada de logística de manufatura. A logística esta intrínseca em todo o fluxo do processo produtivo. O planejamento do sistema de produção, a definição dos meios produtivos, o arranjo físico – layout – que pode interferir nos tempos de processamento.
Dependendo do material que vai ser transformado o layout pode ser: layout posicional, layout por processo, layout celular ou layout por produto.
Outros aspectos também são importantes como: a localização das matérias primas e secundarias, o abastecimento da linha de produção, o fluxo da documentação que alimenta e orienta o processo de produção, a otimização da movimentação das pessoas alocadas as subáreas de produção, as condições de segurança operacional e, outros aspectos que são relevantes e devem ser considerados na otimização das fases de produção.
Logística: Sua Abrangência a Partir da Ampliação do Conceito
Como já foi mencionada a logística empresarial é um termo recorrente, sempre que o assunto seja referente a um gerenciamento eficiente e eficaz das atividades executadas em qualquer área operacional da empresa.
Portanto, evitando os paradigmas, pode-se falar em: