Consultoria de Gestão de Vendas São Paulo
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Vários são os trabalhos de análises, conclusões e soluções que a consultoria realiza na área de vendas visando o atingir os objetivos e metas – quantitativas e qualitativas – das vendas e, consequentemente, o – aumento de vendas – de acordo com as necessidades, realidades e recursos da empresa.
Sem entrar em detalhes analíticos, vamos mencionar de modo sintético, a grande quantidade e diversidade de trabalhos que após um diagnóstico podem ser implementados como solução para o aumento das vendas, tais como:
ORGANIZAR E/OU REORGANIZAR E/OU AVALIAR UM DEPARTAMENTO DE VENDAS
O uso de critérios para organizar e/ou reorganizar e/ou avaliar um Departamento de Vendas tendo em vista as necessidades atuais da empresa e do mercado.
CLIENTES ATIVOS
Possibilitar apurar o atual potencial de compras e em quanto mais pode ser aumentado. Outra apuração é se o total de vendas no mês atende a necessidade do Ponto de Equilíbrio Contábil que a empresa necessita.
EMPRESAS PROSPECTS
Análise das ações de prospecção de novos clientes e apuração do percentual de conversão de empresas prospects em empresas clientes.
EX-CLIENTES
Avaliação em quantidades, valores e gráficos do impacto na queda das vendas e, definir ações e implementá-las visando resgate da maior quantidade possível de ex-clientes, evitando assim o fortalecimento e crescimento do (s) concorrente (s).
MAIS FATORES DETERMINANTES NO AUMENTO DAS VENDAS
São muitos os fatores determinantes que ajudam no aumento das vendas. Exemplo de alguns fatores:
- revisão das etapas de vendas;
- remuneração da força de vendas;
- métodos de motivação da força de vendas;
- critérios de avaliação da força de vendas e;
- acompanhamento das despesas destinadas aos pagamentos do esforço de vendas “versus” os resultados obtidos nas vendas.
CANAIS DE VENDAS
Avaliar a possibilidade de selecionar e investir em novos canais de vendas. Além de abrir novas perspectivas, às vezes, renova e revigora os canais já utilizados.
OUTROS INDICADORES DE DESEMPENHO DE VENDAS
A utilização de vários outros indicadores de desempenho de vendas, também, ampliam a percepção e compreensão de quais mudanças podem ser implementadas para propiciar o aumento das vendas.
VENDAS versus ESTOQUES versus COMPRAS/FABRICAÇÃO
Uma avaliação mais ampla do que pode ser melhorado no resultado das vendas consiste na integração e consolidação de alguns estudos como:
- VENDAS – reavaliação periódica das previsões e apurações da curva “A,B,C” por produtos e clientes.
- ESTOQUES – margem de lucro e rotatividade por produto comprado e/ou fabricado.
- COMPRAS e/ou FABRICAÇÃO – avaliar a capacidade do fluxo de caixa em função das compras para reposição dos estoques e da capacidade produtiva em relação as vendas e prazos de entrega.
ANÁLISE RETROATIVA DAS VENDAS
Um dos aspectos relevante num estudo sobre o desempenho das vendas e qualquer estudo futuro de projeções é um levantamento retroativo de – um ou dois anos – apurados em forma de relatórios de quantidades e valores, bem como, também em forma de gráficos onde se podem visualizar vários efeitos e, consequentemente, buscar identificar as causas.
PREVISÃO DE VENDAS
Dado/informação importante para qualquer planejamento – macro e micro – da empresa e que fundamenta todos os outros orçamentos – trimestrais, semestrais e anuais . Com critérios simples fundamentados em princípios contábeis pode-se elaborar uma previsão de vendas bem realista e que atenda as necessidades da empresa.
VENDAS versus PONTO DE EQUILÍBRIO
Os pontos de equilíbrio – contábil, financeiro e econômico são grandes indicadores para balizar e fundamentar as ações de vendas. Com base nas apurações dos pontos de equilíbrios é tecnicamente mais corretor definir alguns fatores, tais como:
- QUAL A FORÇA DE VENDAS É NECESSÁRIA – estrutura do Departamento de Vendas
- QUAIS OS ESFORÇOS DE VENDAS – conjunto de ações facilitadoras das vendas – devem ser realizados para que ocorra um aumento das vendas.
VENDAS versus MARGENS
Os cálculos das diversas margens permitem analisar os resultados das vendas sob outro ângulo e constatar que suas apurações impactam diretamente no resultado da lucratividade do que foi vendido. Exemplo do cálculo de algumas margens:
- margem de contribuição;
- margem líquida;
- margem bruta;
- mark-up;
- lucratividade bruta;
- lucratividade líquida;
- rentabilidade.
RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO
A Consultoria, também, ajuda no processo de recrutamento, seleção e treinamentos dos fluxos comportamentais e operacionais de vendas aos profissionais: vendedores, representantes e franquiados e outros funcionários que – direta e/ou indiretamente – estão envolvidos e comprometidos com os resultados das vendas,